SEO para Blogger - 7 Técnicas indispensáveis

10 comentários

SEO para Blogs feitos na plataforma Blogger / Blogspot

TÉCNICA DE SEO PARA BLOGGER


Muito se encontra na Internet sobre SEO para blogs feitos em plataforma Wordpress, porém quando se trata da plataforma Blogger, a história muda.
Pensando nisso, hoje você vai encontrar aqui um guia bem completo com TODAS as estratégias de SEO que você pode aplicar facilmente em seu blog, mesmo não sendo um especialista.

Primeiramente vamos falar sobre o que é SEO e porque é tão importante.


SEO (SEARCH ENGINE OPTMIZATION) são técnicas que podem ser aplicadas tanto no html quanto na estrutura do Blog, ranqueando assim o site para plataformas de buscas.
De uma forma mais clara, são estratégias que ajudam a colocar seu blog nas primeiras páginas de sites como Google, Yahoo, e etc.

E porque isso é importante?

Isso é TRÁFEGO ORGÂNICO meu bem! É aquele tráfego que você não precisa se matar de divulgar para conseguir, é aquele tráfego que vai fazer uma venda pra você quando você estiver na rua tomando açai e sujando a beirada da boca de roxo. É ele que fará venda pra você mesmo quando você nem se lembrar que escreveu aquele post. (essa sensação é maravilhosa, você precisa experimentar!)
Nesse guia nós vamos abordar estratégias que podem ser aplicadas na estrutura do post. 

Então pegue o caderninho e anota.

Pois a partir de hoje você usará essas técnicas em suas postagens para que elas possam subir no hall da fama dos blogs.

Vamos colocar a mão na massa?

Descrição do Blog - Metatags


Esse é um passo simples, que muita gente esquece. Definir a descrição do blog é tão importante quanto o uso de palavras-chave.

Acesse o menu Configurações > Preferências de Pesquisa > Metatags


seo para blogspot metatags

Edite a descrição com um texto de até 140 caracteres que defina o assunto do seu blog.


Títulos das Postagens


O título da postagem deve conter a palavra chave do seu artigo, não crie um título muito grande. Títulos grandes demais podem ser cortados quando seu site for exibido na busca e por falta de informação o leitor pode pular para outro blog facilmente. 

Então otimize seu título de forma que em poucas palavras ele possa além de definir seu conteúdo, ser melhor rankeado nas páginas de busca como o Google e persuadir o público a clicar e consumir seu texto.

Conteúdo


Há pouco tempo atrás, especialistas em SEO afirmavam que para que sua postagem fosse melhor encontrada pelos sites de buscas, ela precisava ter no mínimo 300 palavras.

O tempo passou um pouquinho e esse número aumentou para 1000 palavras.
Hoje em dia muito se diz que a única coisa que importa para os buscadores é o post entregar para o buscador aquilo que ele procura, mantendo assim o leitor no blog por mais tempo.

Então, quando for escrever seu post, o faça pensando nos dois: no seu público e nos sites de buscas.

Crie um conteúdo completo, que entregue ao leitor aquilo que ele foi buscar de forma que o texto contenha acima de mil palavras.

E por falar em palavras...


Palavras-Chave


O uso de palavras-chaves é uma das principais técnicas de SEO para qualquer blogueiro. Então, antes de começar a escrever seu artigo, defina sua palavra-chave.

No artigo de hoje vamos falar sobre dois tipos de palavras-chaves, porém existem outros não menos importantes.

Palavras-Chaves de Cauda Curta: são as palavras que definem seu conteúdo de forma mais genérica, como por exemplo: dinheiro na internet, dinheiro on line, dinheiro com blog,

Palavras-Chave de Cauda Longa: são as palavras que vão "peneirar" aquele conteúdo, por exemplo: como ganhar dinheiro na internet com blog.

Independente do seu nicho, os dois tipos de palavras-chaves são importantes.


Como usar palavras-chaves


As palavras-chaves devem obrigatoriamente estar presentes nos seguintes lugares:


  • Título
  • Introdução
  • Descrição da Pesquisa
  • Nome do arquivo das imagens (não esqueça de renomeá-las antes de carregá-las para o blog)
  • Título e Texto Alternativo da Imagem (Metadados da Imagem, continue lendo que explicarei mais a frente)
  • URL


Obviamente é imprescindível que a palavra-chave seja repetida durante seu artigo de forma natural. 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

COMO MONETIZAR SEU BLOG SEM ADSENSE


> ACADEMIA PARA INFLUENCIADORAS

COMO GANHAR DINHEIRO NO NATAL COM BLOG

URL das Postagens



Otimizar o endereço das postagem, além de ser uma estratégia de SEO, deixa seu endereço mais profissional na hora da divulgação.


SEO PARA BLOGGER URL PERSONALIZADA



Meta Dados das Imagens



Além de editar o nome do arquivo das imagens antes de carregá-las para o blog, é importante editar o TEXTO DO TÍTULO e o TÍTULO ALTERNATIVO depois de subí-las para a plataforma blogger, clicando na imagem e em seguida em PROPRIEDADES. 
Como você pode ver na imagem abaixo:





SEO Off-Page / Link Building


As técnicas citadas acima são conhecidas como técnicas On-Page de SEO, ou seja, técnicas que podem ser aplicadas na estrutura do post.Técnicas Off-Page, são estratégias de SEO fora do blog, como Link Buildind exemplo.

Link Building nada mais é do que seu blog ser citado em outros sites. Isso mostra para o Google que seu blog tem relevância. 

Porém evite "trocar" ou pagar por link Building, o Google entende isso como trapaça e ao invés de ajudar, pode atrapalhar o rankeamento do seu site.

Esse assunto não pára por aqui, porém deixarei os ítens acima como dever de casa pra você, pois as outras técnicas que trarei serão um pouquinho mais avançadas.

Mais uma vez, não se esqueça da importancia que o tráfego orgânico tem no sucesso do eu trabalho com blog, aplique as técnicas que ensinei e continue estudando para aprender cada vez mais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

COMO MONETIZAR SEU BLOG SEM ADSENSE

> ACADEMIA PARA INFLUENCIADORAS

COMO GANHAR DINHEIRO NO NATAL COM BLOG

10 comentários

  1. Você trouxe ótimas dicas e importante para os blogueiros, é super importante seguir as dicas para que o blog fique nas pesquisas do Google, o seu post super detalhado, o tráfego é essencial para o blog, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi, foi a primeira vez que vi um artigo explicando esse assunto de forma tão simplificada. Foi a primeira vez que entendi como usar o SEO no blogger. Não vejo a hora de aplicar!
    Check-in Virtual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, fico muito feliz que tenha gostado! Bjinhos!

      Excluir
  3. Oi
    Eu sempre achei SEO um pouco complicado, mas ao ler seu texto vi que não é tanto. Essas dicas ajudam muito 😀

    ResponderExcluir
  4. Já tenho acompanhado há algum tempo as suas dicas, e graças a elas, tento melhorar o meu hoje também! Sou meio atrapalhada ainda em relação ao SEO, mas vou aprender aqui mais um pouco. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Um post super completo de SEO para blogger e blogspot.
    Eu uso wordpress e sempre tenho me atentado para isso. É muito importante mesmo.Post de grande utilidade para a blogosfera.

    ResponderExcluir
  6. Oi
    muito boas suas dicas,acredita que eu não sei usar o SEO mais achei as suas explicações muito boa.

    ResponderExcluir
  7. Amei suas dicas, algumas até costumo usar nas minhas postagens.
    Hoje aproveitei suas dicas para melhorar a descrição do meu blog.

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir

Fique Ligado!